segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Necessidades de Automação


ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Calculator) Primeiro Computador.
Todo trabalho repetitivo torna-se monótono e consequentemente causa sofrimento ao homem, podendo causar demora e gerar erros. Para poupar trabalho, foram desenvolvidas máquinas que realizam funções repetitivas com uma maior rapidez e precisão.
Na medida em que os cálculos foram se complicando e aumentando de tamanho, sentiu-se a necessidade de um instrumento que viesse em auxílio, surgindo assim, há cerca de 2.500 anos, o ÁBACO. Este era formado por fios paralelos e contas ou arruelas deslizantes que, de acordo com a sua posição, representavam a quantidade a ser trabalhada.
A realização de grande quantidade de operações matemáticas pode ser uma atividade nada agradável, por ser repetitiva e consequentemente monótona, além de estar sujeita a erros. Por volta de 1500 começaram a aparecer as primeiras maquinas de calcular. A primeira de que se tem noticia foi uma tabela de manipulação, criada por John Napier.Blasé Pascal construiu em 1642, uma maquina de rodas dentadas que realizava operações básicas de calculo, que trazia a inovação de utilizar cartões perfurados. Estes cartões davam instruções à calculadora sobre como trabalhar com os dados (números). A partir dai temos o conceito de dados e instruções. As instruções informam ao computador o que fazer com os dados.
Em 1880, Hermann Hollerith, utilizando o mesmo principio dos cartões perfurados, criou uma maquina para processar os dados do censo populacional dos Estados Unidos, como idade, sexo, religião, data de nascimento e cor da pele. Em 1890, Hollerith diminuiu o tempo de processamento de sua máquina e começou a vender seus serviços de processamento de dados, criando a International Business Machine (IBM).O invento de Hollerith utilizava rodas com pinos que ao passarem pelos furos dos cartões estabeleciam contatos elétricos, interpretados pelos pulsos por uma calculadora mecânica. O cartão perfurado ora permitia, ora não a passagem da corrente elétrica, ou seja, um processo de liga e desliga. Os computadores foram evoluindo, mas sempre utilizando o principio de lig/ desl.
O primeiro computador, o ENIAC, realizava quinhentas multiplicações por segundo, através de suas dezoito mil válvulas que deixavam ou não a energia elétrica circular. Porém as válvulas eram componentes que geravam imensa dissipação de calor e queimavam com muita facilidade, sem contar quando entravam alguns insetos na grande sala que o ENIAC ficava, causando ainda mais problemas, sendo daí que se originou a palavra “bug” (inseto) que hoje é usada para se referir quando um programa está com algum problema. Uma grande evolução ocorreu quando as válvulas foram substituídas por um meio mais eficaz de processamento: os transistores. Estes eram muito menores que as válvulas e muito mais confiáveis. Atualmente, os circuitos integrados (CI) possuem em uma única e pequena pastilha de silício milhões de transistores, que reduzem bastante o consumo de energia, além de proporcionar operações mais rápidas e seguras.
A matemática também acompanhou a evolução dos computadores, desenvolvendo a aritmética binária onde só existem dois numerais: 0 e 1, onde 0 representa a ausência de corrente elétrica e 1, o oposto. Na aritmética binária qualquer quantidade ou símbolo gráfico é representada apenas pelo 0 e/ou 1. A aritmética binária recebe este nome porque trabalha apenas com dois dígitos. Da junção destas duas palavras, binário e digito, surgiu a palavra bit (binary digit). Ao conjunto de 8 bits chamamos byte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário